Results for 'Andreia Paiva de Santana'

961 found
Order:
  1.  13
    Comparison Between Conventional Intervention and Non-immersive Virtual Reality in the Rehabilitation of Individuals in an Inpatient Unit for the Treatment of COVID-19: A Study Protocol for a Randomized Controlled Crossover Trial.Talita Dias da Silva, Patricia Mattos de Oliveira, Josiane Borges Dionizio, Andreia Paiva de Santana, Shayan Bahadori, Eduardo Dati Dias, Cinthia Mucci Ribeiro, Renata de Andrade Gomes, Marcelo Ferreira, Celso Ferreira, Íbis Ariana Peña de Moraes, Deise Mara Mota Silva, Viviani Barnabé, Luciano Vieira de Araújo, Heloísa Baccaro Rossetti Santana & Carlos Bandeira de Mello Monteiro - 2021 - Frontiers in Psychology 12:622618.
    Background: The new human coronavirus that leads to COVID-19 has spread rapidly around the world and has a high degree of lethality. In more severe cases, patients remain hospitalized for several days under treatment of the health team. Thus, it is important to develop and use technologies with the aim to strengthen conventional therapy by encouraging movement, physical activity, and improving cardiorespiratory fitness for patients. In this sense, therapies for exposure to virtual reality are promising and have been shown to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  49
    Fortalecendo redes sociais: desafios e possibilidade na prevenção ao uso de drogas na atenção primária à saúde fortalecendo redes sociais.Fernando Santana de Paiva, Pedro Henrique Antunes da Costa & Telmo Mota Ronzani - 2012 - Revista Aletheia 37:57-72.
    O presente estudo procurou levantar desafios e possibilidades da incorporação das redes sociais no processo de implementação de ações preventivas ao uso de drogas na Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa-intervenção empregando as seguintes técnicas de coleta de dados: observação p..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    Formação continuada para a educação das Relações Étnicas: relatos de cursistas do UNIAFRO-UFRPE.Élida Roberta Soares De Santana & Bruna Tarcilia Ferraz - 2019 - Odeere 4 (8):221.
    No presente trabalho analisamos a importância da formação continuada promovida na universidade, através do curso de especialização “Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar”, para a configuração da prática pedagógica dos cursistas. Aplicamos questionários eletrônicos com 38 professores concluintes do curso de especialização ofertado pela RENAFORM/UFRPE. Observamos, que o referido curso vem contribuindo para a reflexão acerca da prática dos professores. Na visão dos cursistas, existe uma estreita relação entre a formação que o professor vivencia na universidade e o planejamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  6
    Apresentação.Marise De Santana, Edson Dias Ferreira & Natalino Perovano Filho - 2016 - Odeere 1 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  6
    A meditatio mortis montaigniana: de como filosofar é aprender a viver.Natanailtom De Santana Morador - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):18-29.
    Desde Platão, a morte tem sido um tema recorrente na história da filosofia e as escolas helenísticas fizeram dela uma reflexão diária, de onde advém não só o termo meditatio mortis, mas toda uma literatura, inclusive durante o medievo, que tem como centralidade o momento final da vida. Assim, no século XVI, período no qual se encontra o nosso autor, Michel de Montaigne, a meditação sobre a morte era um topos retórico, mas os Ensaios abordam o tema da morte não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Legados africanos: palavra enunciadora de simbolismos étnicos.Marise De Santana - 2017 - Odeere 2 (3).
    As diferentes etnias produzem formas simbólicas, uma destas formas é através das imagens que a palavra enuncia, sendo assim, podemos afirmar que ao entrar em campo para estudar sobre etnicidades, o que os pesquisadores/as autores/as fazem é buscar entender quais formas simbólicas permeiam os universos estudados. Para pensar acerca desses universos é que tomo simbolismos étnicos enunciados pelas imagens que a palavra Legados Africanos carrega. A amplitude do trato com a categoria analítica legado africano pode se mostrar nas diversas obras (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    Direitos Humanos e Justiça Internacional em Dworkin: uma Comunidade de Estranhos?Aline Oliveira de Santana - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    Além de suas conhecidas contribuições para a teoria do direito no âmbito doméstico, Dworkin escreveu sobre direito internacional. Sua teoria dos direitos humanos estabelece uma distinção entre justiça e legitimidade, sendo que a primeira orienta o domínio do direito doméstico e a segunda, o domínio dos direitos humanos. A distinção tem a vantagem de garantir aos membros da comunidade internacional uma autonomia política compatível com a soberania. No entanto, a concepção de direitos humanos de Dworkin não se ajusta suficientemente à (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    Colonialidade, relações étnico-raciais e o ensino de Geografia: reflexões a partir das epistemes decoloniais.José Valdir Jesus de Santana, Vilmar Joaquim dos Santos & Maria de Fátima de Andrade Ferreira - 2022 - Odeere 7 (2):71-92.
    Todas as dimensões do ensino de geografia contribuem para a construção de referenciais de leitura do mundo, conferem poder a indivíduos e grupos em suas interações e relações, do mesmo modo que os posiciona, tanto do ponto de vista geográfico quanto social. A Geografia tem, portanto, na perspectiva de Santos (2009), relação direta com a constituição da ideia de raça e com a instauração de formas de relações raciais. Neste artigo tem-se como objetivo identificar como as dimensões das colonialidades, ou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    A sabedoria da carne.Cleiton Nery de Santana - 2023 - Controvérsia 19 (2):38-49.
    Este artigo busca apresentar o conceito de encarnação ricœuriano (corpo e carne), sua relação com a ética e a ontologia e, por consequência, com os métodos fenomenológico e hermenêutico. A nossa hipótese geral é que a concepção de encarnação ricœuriana apresenta um pensamento original e originário. No entanto, na tentativa de delimitar o problema, investigamos essa noção, principalmente, em Philosophie de la volonté e em O Si mesmo como um outro. Assim, encontramos nessas obras – que tem seus traços de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    A crítica na república Das letras.Paulo Borges de Santana Júnior - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:161-189.
    Based on two French authors from the end of the 17th century, this paper aims to highlight how the scholars themselves use the practice of criticism to represent a controversial aspect of knowledge associated with the gradually greater diffusion of books in the public dimension. This characteristic of knowledge together with this new social condition creates a specifically modern requirement that associates freedom of thought not only with private thought, but also with the exercise of writing and the access to (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  19
    Encruzilhadas epistemológicas: “Acertando O conhecimento europeu ontem com Uma pedra que atirei somente hoje”.Humberto Manoel De Santana Junior - 2018 - Odeere 3 (6):251.
    As religiões de matriz africana foram e ainda são intensamente estudadas buscando compreender sobre o seu funcionamento, as relações construídas entre os fiéis, assim como entre os fiéis e as entidades. Essa sociedade, enquanto sociedade não-europeia, é estudada com base nos conhecimentos eurocêntricos, o que torna possível compreender as formas de abordagem do conhecimento universal sobre o Candomblé, colocando assim, o conhecimento Europeu como nativo. Dessa forma, sigo o caminho proposto pela antropóloga Marimba Ani, para pensar a roça de Candomblé (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Etnografia: Uma introdução para a prática docente.Braulino Pereira de Santana - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):93-101.
    Este artigo tem como objetivo delinear algumas ideias contemporâneas sobre o conceito de etnografia, discutindo questões teóricas e descrevendo processos metodológicos. Apresenta, também, algumas pesquisas que se utilizam desse campo de estudo como pressupostos teóricos de análise.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Folksonomia no contexto LGBTQIA+.Sergio Rodrigues de Santana, Raimunda Fernanda Santos, Maytê Luanna Dias de Melo & Carla Daniella Teixeira Girard - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):151-173.
    Tem como objetivo refletir acerca do preconceito e da discriminação no âmbito das práticas colaborativas de representação de conteúdos por meio da Folksonomia. A pesquisa possui caráter qualitativo e a hermenêutica enquanto método, aliado à interdisciplinaridade de campos e de teorias. Quando não considerados no âmbito da Folksonomia, o preconceito e a discriminação emergem como uma gap epistêmica, uma vez que ambos podem se apropriar da Folksonomia para prosperar. Destaca que a Folksonomia não pressupõe a imposição de regras para a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  25
    Relações Étnicas: desafios para o Ensino, Pesquisa e Extensão no Campo Interdisciplinar.Marise De Santana - 2019 - Odeere 4 (8):35.
    Neste artigo estamos propondo falar sobre Ensino, Pesquisa e Extensão como pretexto para pensar sobre as Relações Étnicas. Ou seja, de forma didática vamos falar sobre as Relações Étnicas e a indissociabilidade no tripé ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA, nesta ordem, pois enseja nossa experiência na educação superior no espaço do ODEERE. As perspectivas educacionais descolonizadoras lançam o olhar sobre processos de produção de conhecimentos que se voltem para pensar/debater metodologias que dê voz aos sujeitos, enaltecendo a oralidade e, portanto, o “senso comum” no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  22
    Natural Science and Brazilian Nationality: Os sertões by Euclides da Cunha.José Carlos Barreto de Santana - 2005 - Science in Context 18 (2):225-247.
    Os Sertões, by the engineer Euclides da Cunha, is one of the most important books in Brazilian literature, with more than 50 local editions and translations in at least nine languages. Published in 1902 after four years of writing, it is a book about nationality in Brazil that sparked a debate regarding the subject of national consciousness and the connection between a nation's physical landscape, its people, and its culture. The book draws from a wide spectrum of knowledge that synthesizes (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  5
    fenomenologia de Habermas e suas contribuições para a hermenêutica.Sandro Roberto de Santana Gomes & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:4-13.
    A fenomenologia no pensamento de Jürgen Habermas e suas contribuições para a hermenêutica representam uma abordagem crítica e engajada na compreensão do Mundo da Vida e da interpretação dos fenômenos sociais. Habermas enfatiza a importância da intersubjetividade e da comunicação autônoma na construção do conhecimento e na formação de significados compartilhados. Ele crítica a hermenêutica tradicional por negligenciar a dimensão social da interpretação e propõe uma hermenêutica emancipatória que busca revelar as estruturas de poder e as ideologias presentes na sociedade. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  4
    A meditatio mortis montaigniana: de como filosofar é aprender a viver.Natanailtom de Santana Morador - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):18-29.
    Since Plato, death has been a recurring theme in the history of philosophy and the Hellenistic schools of thought. The "death" subject became a daily reflection particularly in Epicureanism and in Stoicism, from which not only the term meditatio mortis comes from, but an entire literature, including the writings made in the medieval times that had the final moment of life as their central point. Thus, in the 16th century, the period when Michel de Montaigne lived his life, meditation on (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    Educação infantil na rede pública de Salvador e as relações de gênero: escrevivência quanto à resistência docente e à formação da criança como sujeito.Amanaiara Conceição De Santana Miranda - 2019 - Odeere 4 (7):134.
    Este resumo refere-se à resistência docente na educação na rede pública em Salvador. A partir da escrevivência – escrita a partir das experiências vividas –, constrói-se a narrativa deste trabalho. Os relatos presentes no texto referem-se a uma atuação docente entrelaçada com as vivências, não havendo, portanto, a separação entre o pessoal e a atividade política. Entende-se que as experiências possibilitam a formação do sujeito, por isso a construção do sujeito é vista como dialética, pois a razão dialética, como afirma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    O costume como fundamento do político e das leis em Montaigne.Natanailtom de Santana Morador - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):74-85.
    Os costumes – coustumes – têm um papel central em Os Ensaios de Michel de Montaigne. Não só porque deles o ensaísta extrai os mais variados exemplos – leçons – utilizados em seus textos, mas sobretudo porque Montaigne entende que as regras morais, as leis, a ordem civil e toda convenção social estão ancoradas na sedimentação dos hábitos ao longo dos anos. O que, a princípio, parece trivial, é, na verdade, uma guinada em relação à tradição filosófico-política, na medida em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  2
    Uma concepção bidimensional de democracia como salvaguarda da liberdade/A two-dimensional design of democracy as a safeguard for freedom.Joedson De Santana Oliveira - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (8):164.
    Este trabalho tem o propósito de apresentar uma concepção republicana de democracia que não é uma democracia participativista nos moldes de Rousseau, que defendeu uma democracia direta, tampouco é uma democracia liberal que resume a participação ao sufrágio. Iremos argumentar que a democracia defendida dentro do republicanismo de Philip Pettit, entendida como democracia bidimensional, por ser ao mesmo tempo eleitoral e contestatória, é não só compatível com a defesa da liberdade, mas, também e, sobretudo, guardiã da mesma.: This paper aims (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  18
    Pensamento pós-colonial, gênero e poder em María Lugones: multiplicidade ontológica e multiculturalismo.Guilherme Paiva de Carvalho - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):311-338.
    Resumo: O artigo objetiva refletir sobre as concepções de gênero, poder, multiplicidade e multiculturalismo, em María Lugones, analisando o modo como sua teoria se associa ao pensamento pós-colonial. Para tanto, aborda a perspectiva do pensamento pós-colonial e a noção de colonialidade do poder, considerando o sistema moderno/colonial de gênero. As teorias pós-coloniais criticam o paradigma epistemológico do Ocidente e a hierarquização baseada na distinção entre humanos e não humanos, colonizador e colonizado. Em sua análise do sistema moderno/colonial, María Lugones introduz (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Ancestralidades, identidade étnica e etnicidades no centro da resistência.Viviane Sales Oliveira & Marise De Santana - 2019 - Odeere 4 (8):94.
    Este artigo apresenta uma discussão a respeito da etnicidade a partir de interpretações de elementos simbólicos identificados nas narrativas do/as entrevistados participantes de uma pesquisa de campo realizada numa comunidade tradicional religiosa de matriz africana, sobre ancestralidade. Possibilitando, assim, a compreensão do real e os sentidos étnicos e suas etnicidades. Considerando, portanto, essa categoria como principio que norteia construções simbólicas e ainda, responsável pelos traços dos repertórios da identidade étnica e vetores de etnicidades. Para tanto, utilizou-se como metodologia, o Estudo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  4
    Má-fé: uma alternativa diante do niilismo.Joedson de Santana Oliveira - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):46-54.
    Esse trabalho, seguindo o itinerário da obra central de Sartre mostrará que sendo o para-si, ou a consciência, sempre intencional, ou posicional, resulta-se que ela é reflexo do mundo sem ser nada do mundo, ou seja, a consciência é vazia de conteúdo, portanto é nada. É no ato interrogativo que a consciência dirige sobre si mesma que ela revela-se como sendo nada ou “cheia” de nada, estamos situados pelo niilismo, contudo, trata-se não de um niilismo externo como colocara Nietzsche, mas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  11
    "Ewé Ó!": crianças de terreiro e seus etnosaberes.Hellen Mabel Santana Silva & Marise De Santana - 2021 - Odeere 6 (2):96-115.
    O artigo aborda a relação entre crianças de terreiro e os seus etnosaberes produzidos no universo dos cosmosentidos do candomblé. Enquanto religião de matriz africana onde a biointeração é um dos princípios basilares, o candomblé e seu universo apresentam uma extensa gama de saberes tradicionais que são construídos e vividos no cotidiano. Compreender como as crianças de terreiro produzem seus conhecimentos traz consigo o intento de pensar a infância e seu poder criativo através de uma afroperspectiva onde a multidimensionalidade, multirreferencialidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  55
    O Empoderamento da Ordem na Sociedade Escravista Brasileira: o caso da pena de morte do escravo Camillo -doi: 10.4025/dialogos.v17i2.739. [REVIEW]Artur José Renda Vitorino & Camila Andréia Correa de Oliveira - 2013 - Dialogos 17 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  43
    Inf'ncia, imagem e formação docente: Entre experiências, saberes e poderes na Educação Infantil.César Donizetti Leite & Andréia Regina de Oliveira Camargo - 2018 - Childhood and Philosophy 14 (30):277-296.
    The reflections around teacher training and the means by which it is treated in the educational contexts have major importance, due to the urgency of the topic as well as the multiplicity of ways to be dealt along with the teachers. From researches of images production, developed with children and teachers in the ambit of early childhood education, this text will reflect on the formative processes of teachers in the childhood education. In this context, there are a few relevant questions: (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  10
    Exploring self‐care practices and health beliefs among men in the context of emerging infectious diseases: Lessons from the Mpox pandemic in Brazil.Carolina da Silva Bulcão, Pedro E. G. Prates, Iago M. B. Pedrosa, Guilherme R. De Santana Santos, Layze B. de Oliveira, Jhonata de Souza Joaquim, Lilian C. G. de Almeida, Caíque J. N. Ribeiro, Glauber W. Dos Santos Silva, Felipe A. Machuca-Contreras, Anderson R. de Sousa, Isabel A. C. Mendes & Álvaro F. L. de Sousa - forthcoming - Nursing Inquiry:e12635.
    Our goal was to explore self‐care practices among men who have sex with men in the context of Mpox in Brazil. This study used qualitative research methods, including interviews and thematic analysis, to collect and analyze data from male participants across the Brazilian territory. The narratives unveil men's perspectives on self‐care, risk reduction, and health beliefs during the Mpox pandemic. Our findings highlight a multifaceted approach to self‐care among men, encompassing hygiene, physical contact management, mask usage, skin lesion vigilance, and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    Altered Functional Performance in Patients with Fibromyalgia.Isis da Silva Costa, Antoni Gamundí, José G. Vivas Miranda, Lucas G. Souza França, Charles Novaes De Santana & Pedro Montoya - 2017 - Frontiers in Human Neuroscience 11.
  29.  20
    Educação escolar indígena: Um olhar a partir de Freire, ldb E estatuto dos povos indígenas.Ian Lima Santana & Nivaldo Vieira De Santana - 2020 - Odeere 5 (9):391.
    A condição indígena no Brasil se apresenta atualmente de forma complicada. Tendo suas garantias constitucionais violadas, a existência desses povos tem sofrido sérios danos. A situação se torna mais complexa quando se olha para a Educação Escolar Indígena, cuja existência é garantida pela Constituição Federal e pela Lei 9.394/96. Este trabalho tem por objetivo analisar e discutir a revisão bibliográfica pertinente de modo a ampliar a produção de conhecimento sobre o tema. É uma pesquisa bibliográfica e analítica que justifica à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  9
    Sintomas depressivos e ansiosos e a qualidade de vida em profissionais da saúde durante a pandemia da COVID-19.Carolina Rocha Leppich, Demétrius Paiva Nunes & Fernanda Pasquoto de Souza - 2022 - Aletheia 55 (1):105-132.
    O presente estudo investigou as relações entre qualidade de vida e presença de sintomas depressivos e ansiosos em profissionais da saúde que estão atuando com pacientes infectados pela COVID-19, em um hospital da região metropolitana de Porto Alegre. Setenta e um participantes (84,5% mulheres), com média de idade de 30 anos (± 6,7), responderam ao questionário sociodemográfico, ao Inventário de Depressão deBeck II, ao Inventário de Ansiedade de Beck e à Escala de Qualidade de Vida “WHOQOL-bref”. Dos profissionais amostrados, observou-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    Análise dialógica dos discursos de réus do crime de feminicídio no Tribunal do Júri.Adriana Delmira Mendes Polato, Andreia Aparecida de Souza & Neil Franco - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO O objetivo do artigo é analisar como se constituem axiologicamente os discursos de réus do crime de feminicídio no Tribunal do Júri. Sob perspectiva da Análise Dialógica do Discurso (ADD), analisamos dois depoimentos de assassinos, colhidos no triênio 2018-2020. A partir das camadas componentes da dimensão extralinguística dos enunciados eleitos para análise, os resultados apontam: a) no cronotopo do Júri, os discursos dos réus se manifestam defensivo-vitimistas-acusativos; b) na esfera ideológica jurídica, constituem-se híbridos, íntimo-cotidianos, morais e legais; c) na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    Dialogic Analysis of Discourses Mobilized by Defendants Accused of Femicide in Jury Trial.Adriana Delmira Mendes Polato, Andreia Aparecida de Souza & Neil Franco - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO O objetivo do artigo é analisar como se constituem axiologicamente os discursos de réus do crime de feminicídio no Tribunal do Júri. Sob perspectiva da Análise Dialógica do Discurso (ADD), analisamos dois depoimentos de assassinos, colhidos no triênio 2018-2020. A partir das camadas componentes da dimensão extralinguística dos enunciados eleitos para análise, os resultados apontam: a) no cronotopo do Júri, os discursos dos réus se manifestam defensivo-vitimistas-acusativos; b) na esfera ideológica jurídica, constituem-se híbridos, íntimo-cotidianos, morais e legais; c) na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. O neoconstitucionalismo E a concretização da dignidade da Pessoa idosa.Ricardo Maurício Freire Soares & Gilson Alves de Santana Júnior - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    O NEOCONSTITUCIONALISMO E A CONCRETIZAÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA IDOSA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  8
    Salvador em discurso: estudos discursivos.Gilberto Nazareno Telles Sobral, de Santana Neto & João Antonio (eds.) - 2013 - Salvador: UEFS Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  37
    Tobacco Use Decreases Visual Sensitivity in Schizophrenia.Thiago M. P. Fernandes, Michael J. Oliveira de Andrade, Jessica B. Santana, Renata M. Toscano Barreto Lyra Nogueira & Natanael A. Dos Santos - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  20
    Bad news: Families’ experiences and feelings surrounding the diagnosis of Zika‐related microcephaly.Paulo Roberto Lima Falcão do Vale, Sheila Cerqueira, Hudson P. Santos, Beth P. Black & Evanilda Souza de Santana Carvalho - 2019 - Nursing Inquiry 26 (1):e12274.
    The rapidly increasing number of cases of Zika virus and limited understanding of its congenital sequelae (e.g., microcephaly) led to stories of fear and uncertainty across social media and other mass communication networks. In this study, we used techniques generic to netnography, a form of ethnography, using Internet‐based computer‐mediated communications as a source of data to understand the experience and perceptions of families with infants diagnosed with Zika‐related microcephaly. We screened 27 YouTube™ videos published online between October 2015 and July (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  15
    O lugar das Relações Étnicas na Educação: Juventudes, Identidades e Temas afro-brasileiros.Eudes Batista Siqueira, Carlos Alberto Machado Noronha & Marise De Santana - 2019 - Odeere 4 (8):73.
    O presente artigo problematiza o lugar das relações étnicas na Educação, a partir da articulação de juventudes, identidades e temas afro-brasileiros. Ancorada no método etnográfico e na Hermêutica de Profundidade, a pesquisa partiu das vivências de estudantes e egressos do Colégio Estadual José Araújo Pereira. A produção do conhecimento afro-brasileiro se apresenta alicerçada nos saberes de legados africanos e na difusão de temas, em constraste com os antagonismos enfrentados pelos sujeitos mobilizadores desses saberes. Ao problematizar etnicidade, relações étnicas e identidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar.Renata Junqueira de Souza, Andréia Alencar Oliveira-Iguma & Grazielli Alves de Lima - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022006.
    O presente artigo nasce a partir do diálogo entre três pesquisadoras que têm dedicado parte expressiva de suas carreiras acadêmicas a olhar para a prática da leitura, em especial, a literária como possibilidade de uma participação pessoal e social mais crítica. Todavia, em um país que livro ainda custa caro e que a maioria das pessoas não têm poder aquisitivo para comprá-lo é inegável que a descontinuidade de políticas públicas de leitura venha no processo contrário a formação de leitores literários. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Corpo, mente e memória: por isso, escrevo - Entrevista com Luís Fulano de Tal.Sílvio Roberto dos Santos Oliveira & Luís Carlos de Santana - 2023 - Odeere 8 (1):34-46.
    Este texto reflete sobre o memoricídio, consequente à presunção racial branca, como vestígio de operações para o genocídio dos corpos e das mentes negras a partir da Peleja de Inácio da Catingueira contra Romano. Sob o jogo discursivo da humilhação, já se encontrava a vontade brutal de destruição de qualquer traço, perspectiva, visão remanescente de saberes e culturas africanas ou descendentes, fossem de cunho material, simbólico, reflexivo, imagético, expressivo, na língua, no corpo. No embate, Inácio, negro, escravizado, já rebaixado sob (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  9
    Relações Étnico-raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação - Apresentação do Dossiê.Maria de Fátima de Andrade Ferreira, José Valdir Jesus de Santana & Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui - 2022 - Odeere 7 (2):1-4.
    Apresentação do Dossiê "Relações Étnico-raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação".
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  16
    Patterns of multimorbidity and some psychiatric disorders: A systematic review of the literature.Luis Fernando Silva Castro-de-Araujo, Fanny Cortes, Noêmia Teixeira de Siqueira Filha, Elisângela da Silva Rodrigues, Daiane Borges Machado, Jacyra Azevedo Paiva de Araujo, Glyn Lewis, Spiros Denaxas & Mauricio L. Barreto - 2022 - Frontiers in Psychology 13.
    ObjectiveThe presence of two or more chronic diseases results in worse clinical outcomes than expected by a simple combination of diseases. This synergistic effect is expected to be higher when combined with some conditions, depending on the number and severity of diseases. Multimorbidity is a relatively new term, with the first fundamental definitions appearing in 2015. Studies usually define it as the presence of at least two chronic medical illnesses. However, little is known regarding the relationship between mental disorders and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  22
    Alfabetização como empoderamento da cidadania em idosas com doença crônica.Luzia Wilma Santana da Silva, Ítalo Oliveira Chaves, Letícia Santos Azevedo, Neuziele Miranda da Silva, Carla Manoela Oliveira de Araújo, Leiliane Hilário Gonçalves dos Santos Correia, Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires & Juciara de Santana Silva - 2020 - Odeere 5 (9):408-437.
    O artigo verificou se após um programa de alfabetização, pessoas adulto-idosas com doenças crônicas apresentaram capacidade cognitiva à autonomia e autoconfiança aos cuidados de saúde. De método qualitativo na transversalidade com a pesquisa-ação, realizado no interior da Bahia com um grupo de mulheres, idade entre 53 a 73 anos, de um núcleo interdisciplinar de cuidados à saúde, todas com déficit de autocuidado potencializado pelo analfabetismo. Os resultados demonstraram que no ciclo vital tardio, mães/avós encontraram na alfabetização o empoderamento da cidadania (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    Sociohistorical Analysis of Normative Standards of Masculinity in the Pandemic of COVID-19: Impacts on Men’s Health/Mental Health.Anderson Reis de Sousa, Wanderson Carneiro Moreira, Thiago da Silva Santana, Isabella Félix Meira Araújo, Cléa Conceição Leal Borges, Éric Santos Almeida, Magno Conceição das Mercês, Richardson Augusto Rosendo da Silva, Jules Ramon Brito Teixeira, Luciano Garcia Lourenção, Nadirlene Pereira Gomes, Evanilda Souza de Santana Carvalho, Álvaro Francisco Lopes de Sousa, Lílian Conceição Guimarães de Almeida, Larissa Vanessa Machado Viana & Álvaro Pereira - 2022 - Frontiers in Psychology 13.
    ObjectiveThis study aims to analyze sociohistorically how the normative patterns of hegemonic masculinity produced impacts on men’s health/mental health in the context of the COVID-19 pandemic.MethodsA qualitative study from a socio-historical perspective was conducted with 50 men based on an online survey. A semistructured form was applied. The data were analyzed by the Collective Subject Discourse method, interpreted in the light of the context of epidemic disease and hegemonic masculinity.ResultsThe experience of the pandemic exposed the normative patterns of masculinities from (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  3
    The Genesis of Aesthetic Sensitivity in Carolina de Jesus: Challenges for Educators.Erika Natacha Fernandes de Andrade, Marcus Vinicius da Cunha & Tatiana Cristina Santana Viruez - forthcoming - Studies in Philosophy and Education:1-16.
    Brazilian writer Carolina Maria de Jesus (1914–1977) was born in a rural community and spent most of her life in a slum. Despite this, her literary work achieved remarkable editorial success, having its value recognized by critics and academic circles. This paper analyzes Carolina Maria de Jesus’s autobiographical narratives in the light of John Dewey’s aesthetic theory, with the purpose of investigating the factors responsible for the development of her aesthetic sensitivity – intellectual and emotional dispositions favorable to involvement with (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  7
    Educação.José Maria de Paiva - 2011 - Educação E Filosofia 25 (49):269-288.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  18
    A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar.Renata Junqueira de Souza, Andréia de Oliveira Alencar Iguma & Grazielli Alves de Lima - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022006.
    This article arises from the dialogue between three researchers who have dedicated an expressive part of their academic careers to look at the practice of reading, especially literary as a possibility for more critical personal and social participation. However, in a country where books are still expensive and most people do not have the purchasing power to buy them, it is undeniable that the discontinuity of public reading policies comes in the process contrary to the formation of literary readers. Furthermore, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  25
    Intuitionistic N-Graphs.M. Quispe-Cruz, A. G. de Oliveira, R. J. G. B. de Queiroz & V. de Paiva - 2014 - Logic Journal of the IGPL 22 (2):274-285.
    The geometric system of deduction called N-Graphs was introduced by de Oliveira in 2001. The proofs in this system are represented by means of digraphs and, while its derivations are mostly based on Gentzen's sequent calculus, the system gets its inspiration from geometrically based systems, such as the Kneales' tables of development, Statman's proofs-as-graphs, Buss' logical flow graphs, and Girard's proof-nets. Given that all these geometric systems appeal to the classical symmetry between premises and conclusions, providing an intuitionistic version of (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  48.  11
    Mulheres negras: enfrentamentos e resiliência.Carla Manoela Oliveira de Araujo & Luzia Wilma Santana da Silva - 2023 - Odeere 8 (2):121-140.
    Trata-se de um recorte de dissertação de mestrado, cujo objetivo é verificar nas relações étnico-raciais vulnerabilidades que se relacionam com a saúde mental de mulheres negras. De natureza qualitativa, aprovado pelo CEP/UESB, realizado no período entre dezembro/2021-abril/2022, no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas (NIEFAM), com dez mulheres adulto-idosas. Foram utilizados um questionário, entrevista semiestruturada e diário de campo. Os dados foram analisados segundo o modelo interativo sugerido por Miles (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  64
    Full intuitionistic linear logic.Martin Hyland & Valeria de Paiva - 1993 - Annals of Pure and Applied Logic 64 (3):273-291.
    In this paper we give a brief treatment of a theory of proofs for a system of Full Intuitionistic Linear Logic. This system is distinct from Classical Linear Logic, but unlike the standard Intuitionistic Linear Logic of Girard and Lafont includes the multiplicative disjunction par. This connective does have an entirely natural interpretation in a variety of categorical models of Intuitionistic Linear Logic. The main proof-theoretic problem arises from the observation of Schellinx that cut elimination fails outright for an intuitive (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   11 citations  
  50.  11
    Cross-Cultural Adaptation, Reliability, and Validity of a Brazilian of Short Version of the Posttraumatic Diagnostic Scale.Cláudia de Faria Cardoso, Natalia Tiemi Ohe, Vera Lúcia Taba, Tamyres Tomaz Paiva, Ovidiu Constantin Baltatu & Luciana Aparecida Campos - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    Background: A short version of the Posttraumatic Diagnostic Scale comprising only re-experiencing symptom items has been recently validated on Japanese adults. This short-version-PDS had good psychometric properties among Japanese adults with and without posttraumatic stress disorder. The aim of this study was to translate and culturally validate the short-version-PDS for the Brazilian sociolinguistic context.Methods: A translation of the short-version-PDS was performed based on established guidelines. We enrolled 53 patients with PTSD as a potential comorbidity. The translation and cross-cultural adaptation of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 961